Proporção de escritoras mulheres na Flica aumenta em 2016

Na edição da Festa Literária de Cachoeira de 2015, o Escritoras da Bahia diagnosticou que, mesmo em minoria, as escritoras foram destaque nas mesas temáticas que aconteceram nesse importante evento literário da Bahia. Surpreendendo a nossa reflexão, em 2016, a situação foi inversa. Finalmente, a participação das mulheres da Flica, proporcionalmente ao número de homens, foi a maior de todos os tempos.

Como escritoras participantes das mesas da programação principal, nove (9) mulheres escritoras estiveram presentes no evento, enquanto o número de homens foi de sete (7). Na mediação das mesas, seis (6) foi o número de mulheres mediando, o dobro do número de homens: três (3).

captura-de-tela-2016-10-30-as-13-37-56

Clarissa Macedo, escritora que participou da mesa Versos Diversos na Flica de 2015, junto com a escritora Rita Santana, acredita ser imprescindível se posicionar a respeito de uma literatura realizada por mulheres: “A mesa que eu participei no ano passado foi mediada por um homem e fico feliz em perceber o aumento da participação das mulheres em 2016. Acredito que a questão não é tirar o homem do centro, mas ter consciência dos abismos históricos do homem e da mulher na arte e, conscientes dessas diferenças, dispor de uma sensibilidade na inclusão das escritoras mulheres nas festas literárias”. É possível que a postura dos organizadores da Festa tenha mudado depois de uma série de protestos que aconteceu no pré-lançamento da festa literária de 2016: uma mesa sobre empoderamento feminino composta apenas por homens.

Vale destacar que, apesar da maior participação de mulheres, a Flica de 2016 teve o número de mesas de debate sobre literatura reduzidas em 30% em relação ao último ano, assim como o número de escritores participantes, 40% a menos em 2016. Para uma melhor visualização, apesar do aumento proporcional do número de mulheres, destacamos que em 2015 foram 11 (onze) mulheres participando dos debates e em 2016 apenas 9 (nove). Houve, então, aumento comparativo em relação aos homens escritores, mas, na prática, uma diminuição do número total de participantes.

Deixe um comentário!