Proporção de escritoras mulheres na Flica aumenta em 2016

Na edição da Festa Literária de Cachoeira de 2015, o Escritoras da Bahia diagnosticou que, mesmo em minoria, as escritoras foram destaque nas mesas temáticas que aconteceram nesse importante evento literário da Bahia. Surpreendendo a nossa reflexão, em 2016, a situação foi inversa. Finalmente, a participação das mulheres da Flica, proporcionalmente ao número de homens, foi a maior de todos os tempos.

Como escritoras participantes das mesas da programação principal, nove (9) mulheres escritoras estiveram presentes no evento, enquanto o número de homens foi de sete (7). Na mediação das mesas, seis (6) foi o número de mulheres mediando, o dobro do número de homens: três (3).

captura-de-tela-2016-10-30-as-13-37-56

Clarissa Macedo, escritora que participou da mesa Versos Diversos na Flica de 2015, junto com a escritora Rita Santana, acredita ser imprescindível se posicionar a respeito de uma literatura realizada por mulheres: “A mesa que eu participei no ano passado foi mediada por um homem e fico feliz em perceber o aumento da participação das mulheres em 2016. Acredito que a questão não é tirar o homem do centro, mas ter consciência dos abismos históricos do homem e da mulher na arte e, conscientes dessas diferenças, dispor de uma sensibilidade na inclusão das escritoras mulheres nas festas literárias”. É possível que a postura dos organizadores da Festa tenha mudado depois de uma série de protestos que aconteceu no pré-lançamento da festa literária de 2016: uma mesa sobre empoderamento feminino composta apenas por homens.

Vale destacar que, apesar da maior participação de mulheres, a Flica de 2016 teve o número de mesas de debate sobre literatura reduzidas em 30% em relação ao último ano, assim como o número de escritores participantes, 40% a menos em 2016. Para uma melhor visualização, apesar do aumento proporcional do número de mulheres, destacamos que em 2015 foram 11 (onze) mulheres participando dos debates e em 2016 apenas 9 (nove). Houve, então, aumento comparativo em relação aos homens escritores, mas, na prática, uma diminuição do número total de participantes.

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s