TOP 3 – Leituras da Semana

Sobre mulheres e mais. 

1 – A filósofa Judith Butler esteve pela primeira vez em Salvador no Seminário ‘Desfazendo Gênero’ – realizado entre os dias 4 e 7 de setembro no Teatro Castro Alves. Os debates giraram em torno de temas ligados à sexualidade e ao gênero. Indicamos a entrevista feita pelo jornalista Eron Rezende para a Revista Muito. Confira Abre Aspas com Judith Butler.

2 – O conto Bloodchild, da autora norte-americana Octavia Butler, oferece reflexões e questionamentos sobre a experiência dos excluídos do mundo. Em um texto  experimental contemporâneo, ela possibilita através da ficção científica o encontro com o outro e a celebração da diferença para a construção de novos mundos possíveis. Confira o artigo Produção de mundo e experimentação política: uma análise do conto Bloodchild, de Octavia Butler escrito pelo jornalista e doutorando em Comunicação e Cultura, Carlos Calenti para a Revista LitCult.

3 – Anna Muylaert, autora do filme “Que horas ela volta?” escolhido pelo Ministério da Cultura como representante do Brasil no Oscar 2016, fala sobre repercussão do filme e sobre o caminho para o protagonismo das mulheres. Recentemente, em Recife, em um debate sobre o filme, a diretora enfrentou um “show de machismo” protagonizado pelos diretores Cláudio Assis e Lírio Ferreira. Saiba mais lendo a entrevista  ‘Mulher que faz sucesso é entendida como perigosa’, diz Anna Muylaert feita por Letícia Mendes.

Desafios-6

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s