Entre tramas e tessituras literárias

Oriundo da mente fértil de duas transeuntes apaixonadas pela arte em geral, especialmente a literatura, o projeto “Escritoras Mulheres da Bahia” traz um ineditismo ao cenário cultural estadual e nacional. A realização dele busca trazer à baila a produção literária das mulheres baianas que, através de suas tramas e tessituras, têm contribuído para a construção e divulgação da literatura baiana.

Pois as mulheres, embora tenham conseguido várias conquistas ao longo dos tempos, ainda não recebem o seu devido espaço em meio à sociedade. E no campo das artes esse “anonimato”, infelizmente, ainda existe. Por isso, esse projeto abre espaço para todas as mulheres que, como Penélope, de Homero; ou a moça tecelã, de Marina Colasanti, tecem e destecem histórias que enredam seus leitores em prosa ou poesia, na forma oral ou escrita.

Algumas das mulheres que compõem o mosaico desse projeto são vencedoras de prêmios literários ou editais de financiamento à produção literária como, por exemplo, Állex Leilla, Daniela Galdino, Adelice Souza, etc; outras ainda estão galgando seu espaço no cenário cultural. Mas todas, com suas técnicas e inspirações, tramam enredos que versam sobre as mais diversas temáticas e estilos literários.

Na ficção dessas mulheres, encontramos os mais diversos personagens. Na prosa, uns são vingativos, outros se martirizam na busca de entender sua própria essência. Na poesia, há momentos de erotismo nos quais as palavras ardem como fogo que não se ver; em outros, a rotina abre espaço para a singeleza e a beleza da transformação da borboleta.

Aqui, as palavras são poucas para abarcar a composição e a apreciação de toda a produção dessas mulheres. É apenas um aperitivo, um convite a viajar pelas linhas e entrelinhas, os encontros e desencontros, os medos, os anseios, as angústias, e as alegrias que nos são oferecidas por nossas autoras.

Como colaborador desse projeto, tem sido uma lisonja conhecer essas artistas e um pouco da produção literária delas, reconhecendo sua importância e contribuindo para a divulgação desses trabalhos nas mais diversas mídias.  Em meio aos laços e enlaces que envolvem esse trabalho, posso dizer que: “Escritoras Mulheres da Bahia” é uma verdadeira vassalagem a essas damas da literatura.

1

Anúncios

Um comentário sobre “Entre tramas e tessituras literárias

  1. Pingback: Entre tramas e tessituras | Escritoras da BahiaEscritoras da Bahia

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s